Comemoração do Dia Internacional da Tolerância – 16/11/2019

O Agrupamento de Escolas de Castro Marim está envolvido em cinco Projetos Erasmus +, que se iniciaram este ano e que se irão prolongar até agosto de 2021, cujos temas se encontram direcionados para a escola do século XXI, nomeadamente a informática, a arte, a cidadania, a interculturalidade, a tolerância, entre outros…

No âmbito do programa Erasmus +, o projeto “ Tolerance is the start”, que envolve cinco países europeus, visa a tolerância, tendo em conta os comportamentos de violência, agressão, intolerância, racismo e discriminação ética que se observam, frequentemente, nos jovens.

Tem como objetivo desenvolver competências e sensibilizar para a diminuição/eliminação destes comportamentos, incutindo nos alunos, a valorização da diversidade e as atitudes cívicas que terão impacto, futuramente, na sua vida diária.

Tendo em conta estes pressupostos, e realçando o Dia Internacional da Tolerância, que se comemora no dia 16 de novembro, os alunos realizaram várias atividades, a saber:

 – Elaboraram marcadores de livros, que ilustraram e onde colocaram frases sobre a Tolerância, que ofereceram à Comunidade Educativa.

– Realizaram desdobráveis informativos sobre o tema, que distribuíram também na Escola.

– Organizaram um Placard com curiosidades, informações e ilustrações sobre a Tolerância.

– Registaram, ainda, numa folha de papel de cenário, a definição individual de Tolerância.

– Por fim, a turma do 6º A, em colaboração com as crianças de Educação Especial, fizeram pinturas com o intuito de ilustrar o tema.

Acreditamos que todas estas atividades proporcionaram aos alunos conhecimentos, reflexão e motivos de alegria e que os fortaleceram em termos de respeito, de aceitação e apreço pela diversidade em todos os seus âmbitos, pois só mobilizando os jovens, contribuímos para uma educação de cidadania global.