Os alunos do 5º e do 7º ano, acompanhados pelos professores de História e Geografia e respetivos diretores de turma, visitaram, nos dias 10 e 13 de dezembro de 2019, Mértola e a Mina de S. Domingos, tendo como objetivos compreender a influência da cultura árabe na cultura portuguesa; interpretar vestígios do passado encontrado no local da visita; explanar a paisagem natural e humana e aplicar conteúdos aprendidos no decorrer das aulas.

Assim, cada grupo, no respetivo dia, iniciou a visita pelas estreitas e acidentadas ruas de casas caiadas, em Mértola, onde espreitam as marcas das civilizações romana e islâmica, que aqui deixaram o seu testemunho.

Observaram a igreja matriz, que deslumbra pela sua arquitetura de origem árabe. Trata-se de uma mesquita do século XII, transformada num templo cristão, que conserva elementos originais, nomeadamente as portas, com arco em ferradura e o seu mihrab, que aponta a direção de Meca.

De seguida, mereceu atenção especial, a visita à zona das escavações, onde se pode ver o conjunto monumental de Myrtilis, parte de um possível fórum romano, um batistério do século V/VI, rodeado por mosaicos policromos com figuras de animais e cenas de caça e um conjunto de casas islâmicas dos séculos XII e XIII.

Subiram depois à Torre de Menagem, com cerca de 30 m de altura, construída em 1292, pelo Mestre da Ordem de Santiago e que alberga um núcleo museológico.

Seguiram então para a Mina de S. Domingos, onde almoçaram, lugar com 150 anos de História, onde visitaram os bairros mineiros e as suas casas em cal, a casa do mineiro e o percurso geológico-mineiro.

Os alunos tiveram oportunidade de conhecer in loco os vestígios deixados pelos nossos antepassados e contactaram diretamente com fontes históricas, tendo sido sensibilizados para a defesa do património cultural e natural.