Os alunos do 5º e do 7º ano, acompanhados pelos professores de História e Geografia e respetivos diretores de turma, visitaram nos dias 24, 26 e 31 de janeiro de 2023, o Museu Municipal e o Castelo de Silves.
Esta saída de campo teve como objetivos compreender a influência da cultura árabe no desenvolvimento da região algarvia; interpretar vestígios do passado encontrados no local da visita e consolidar conteúdos aprendidos no decorrer das aulas.
Através da visita guiada observaram o castelo, construído pelos árabes no século XI, que relembra a grandiosidade da arte muçulmana e reflete o esplendor que a civilização islâmica alcançou no Algarve onde puderam desfrutar e apreciar, a partir do miradouro mais bonito de Silves, a vista fabulosa sobre a cidade, o campo e o rio Arade.
De seguida, mereceu atenção especial, a visita ao Museu Municipal de Arqueologia, ladeado pela muralha almóada que cercava a antiga Medina, que foi construído em torno de uma cisterna da época do califado almóada no século XII, com 18 metros de profundidade.
Aí tiveram a oportunidade de observar e, com as explicações da guia, compreender o acervo do Museu que é composto por peças arqueológicas dos períodos Paleolítico e Neolítico até à colonização romana e à permanência islâmica no território, sendo o período árabe o que consegue mais representatividade e importância. Este Museu possui uma coleção de cerâmicas que é das maiores do país.
Os alunos tiveram oportunidade de conhecer in loco os vestígios deixados pelos nossos antepassados e contactaram diretamente com fontes históricas, tendo sido sensibilizados para a defesa do património cultural e natural.
Por fim, foi a hora do almoço, onde não faltou o convívio, a alegria e a boa disposição e claro, a hora do regresso a Castro Marim.