BE/CRE do Nosso Agrupamento no Concurso Nacional de Leitura

Notícias

Decorreu no passado dia 18 de abril, na Biblioteca Municipal de Castro Marim, o Concurso Nacional de Leitura 2022/2023.

O concurso resulta de uma parceria do Plano Nacional de Leitura (PNL) com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e com a Rede de Bibliotecas Escolares e que tem como objetivos a promoção da leitura entre os jovens e o conhecimento de autores e estilos literários diversos. Este concurso pretende ser uma festa do livro e de convívio entre todos os participantes em torno da leitura.

Tratou-se da 2ª fase do concurso final regional da Comunidade Intermunicipal do Algarve, que contou com a participação de inúmeros Agrupamentos de Escolas de todo o Algarve, entre os quais o de Castro Marim.

Após a 1ª fase, que decorreu ao nível do nosso Agrupamento durante o 2º Período, e em que participou a maioria dos nossos alunos dos três ciclos, foram apurados para esta 2ª fase os alunos:

– Do 1º ciclo:

            – Carlota Rufino,

            – Caetano Costa,

            – Gonçalo Ramos;

– Do 2º Ciclo:

            – Guilherme Alexandre,

            – Catarina Dias,

            – Zaira Rosa;

– Do 3º Ciclo:

            – David Simonet

            – Iara Martins,

            – Beatriz Pulido.

O concurso constou de uma prova escrita, de que resultou a seleção de cinco alunos de cada ciclo de escolaridade. Estes prestaram provas orais de palco de leitura expressiva e de argumentação perante um júri pré-designado. Foram então apurados 2 alunos de cada ciclo que seguirão para a 3ª fase Final Nacional do Concurso, a realizar em Torres Vedras.

É de realçar a participação empenhada e meritória dos alunos do nosso Agrupamento.

Do programa constou ainda animação de palco, momentos musicais e um almoço de confraternização e convívio entre todos os participantes.

Tratou-se de um evento de elevado grau de dificuldade organizativa e logística, dado o elevado número de participantes de tão diferentes origens, mas que resultou num ambiente de festa, convívio e alegria, tendo como ponto de interesse comum o livro e o gosto pela leitura, objetivos também prosseguidos pelo nosso Agrupamento e pela nossa Biblioteca Escolar.

Parabéns a todos e boas leituras.