Os alunos das três turmas do 8º ano, juntamente com os do PIEF e os do 9º A, deram asas à imaginação e, sob orientação da professora Margarida Santos, transformaram objetos habitualmente descartáveis em peças decorativas únicas.
Deste modo, cápsulas de café, caixas de cartão, tampas de garrafas, restos de tecido, paletes de madeira, esponjas, arame, latas de alimentos para cães, papel, tubos de cartão, caixas de esferovite e fitas plásticas transformaram-se em estrelas brilhantes, bolas, quebra-nozes, trenó, latas decoradas, caixa de correio do pai Natal e árvore de Natal — reutilizável.
O canto do espaço do buffet foi preenchido com obras que misturam a criatividade e cuidado ambiental, enquanto a árvore do recreio ganhou ornamentos artesanais, com latas reutilizáveis que pretendem transmitir um charme rústico e acolhedor.
O empenhamento dos alunos foi o ponto alto do projeto. Com espírito de entreajuda, da conceção à montagem final das peças, todos colaboraram de forma entusiasmada e dedicada. E se os alunos do 8º e 9º ano trouxeram uma energia inspiradora, relevando um talento especial para reaproveitar materiais, os do PIEF contribuíram com ideias e habilidades.
O impacto positivo da iniciativa foi assim amplamente sentido. O projeto não só embelezou o ambiente escolar, como também reforçou valores essenciais, como sustentabilidade, cooperação e respeito mútuo e uma alegria enorme entre os participantes.
A participação dos alunos fortaleceu ainda os laços entre turmas de diferentes níveis, criando memórias e aprendizagens que certamente perdurarão.