No âmbito do Domínio de Autonomia Curricular que tem vindo a ser desenvolvido ao longo do ano letivo, com o tema” O património natural e cultural de Castro Marim”, as turmas do 2º ciclo, realizaram vários trabalhos e visitas de estudo.

Assim, visitaram a Casa do Sal, onde tiveram a oportunidade de observar a exposição subordinada ao tema “100 memórias”, ficando a conhecer melhor a História do concelho onde vivem e outras valências que Castro Marim lhes pode oferecer.

Visitaram o castelo, umas das mais significativas invocações que a Idade Média introduziu na paisagem portuguesa, na margem direita do rio Guadiana.

Dentro do recinto muralhado, puderam também observar as ruínas da Igreja de Santiago, primitiva igreja da vila, construída no século XIV, onde está patente uma exposição sobre “Castro Marim-a primeira sede da ordem de Cristo” e o Núcleo Museológico onde uma grande variedade de peças manufaturadas de diferentes origens, nomeadamente aquelas que possuem fins alimentícios, são testemunhas de ocupação humana em Castro Marim, em diversas épocas históricas.

Foram também à reserva natural e ao sapal de Castro Marim onde é possível observar aves, como a cegonha-branca, o flamingo e o perna-longa.

Nas salinas, onde o sal ainda é produzido segundo processos artesanais, experienciaram atividades como a extração do sal marinho e da flor de sal.

Por fim, os trabalhos realizados ao longo do ano letivo foram expostos no átrio da escola.

O entusiasmo, o empenho e o trabalho dos alunos contribuiu, certamente, para o desenvolvimento de aprendizagens significativas.

 

Professora Maria do Carmo Arquilino