«Nas últimas semanas do ano letivo, no âmbito da disciplina de Educação Visual, os alunos mergulharam num desafio artístico: a união do passado e do presente num só gesto criativo.
A participação no exercício criativo desafiou a perceção visual e o olhar artístico, mas também a capacidade de síntese e composição das suas criações. O ponto de partida foi a seleção criteriosa de duas a três obras de artistas conceituados, entre os quais Pablo Picasso, Vicente Van Gogh, Andy Warhol, Leonardo Da Vinci, René Magritte, Johannes Vermeer, Frida Kahlo, Gustav Klimt e Salvador Dali, cujas linguagens visuais distintas serviram de inspiração para a criação de uma nova composição original.
A base deste trabalho assentou na utilização de uma grelha de composição — uma estrutura que guiou as escolhas visuais dos alunos, ajudando-os a organizar os elementos visuais de forma equilibrada e harmoniosa. Este processo de construção visual teve como objetivo principal desenvolver a sensibilidade estética dos alunos, bem como promover a compreensão dos princípios de unidade, equilíbrio e contraste no auxílio ao processo criativo.
Para além da análise das obras escolhidas, os alunos foram encorajados a
experimentar combinações cromáticas específicas: cores análogas, que proporcionam suavidade e coerência, e cores complementares, que criam tensão visual, impacto e dinamismo. A liberdade de escolha nas técnicas a aplicar permitiu uma maior expressividade, mas também afirmar a sua própria identidade criativa mediante um diálogo visual entre passado e presente.
O entusiasmo e a dedicação com que abraçaram o desafio, mais a combinação de estratégias visuais revelaram composições com grande expressividade, onde a fusão de referências artísticas e escolhas conscientes de cor e regras de composição geraram trabalhos surpreendentes, ricos em impacto visual, onde a ousadia cromática se aliou à intuição criativa.
Em todos os trabalhos realizados no decorrer do ano letivo houve um cuidado especial em sensibilizar os alunos para a necessidade crucial de experienciarmos a vida em profundidade e com o devido tempo.
‘Passamos pelas coisas sem as habitar, falamos com os outros sem os ouvir, juntamos informação que nunca chegamos a aprofundar. Tudo transita num galope ruidoso, veemente e efémero. Na verdade, a velocidade com que vivemos impede-nos de viver’ (José Tolentino Mendonça).»
Este texto é da autoria de Margarida Santos, professora responsável pela atividade,.













