Entre os dias 2 e 6 de maio o Agrupamento de Escolas de Castro Marim acolheu, na última mobilidade do projeto Erasmus + Tolerance is the start – Tolistart, uma equipa de professores e alunos da Grécia, Lituânia, Roménia e Turquia.
O tema deste encontro foi o “Festival da Tolerância e Compreensão Mútua” para o qual os alunos dos referidos países, incluindo Portugal, prepararam e apresentaram atividades artísticas e culturais onde a música, a poesia, a dança e o teatro estiveram presentes com recurso a várias ferramentas digitais e articulando saberes e conteúdos das várias disciplinas.
Assistimos a verdadeiros exemplos de inclusão, tolerância e flexibilidade cuja finalidade é a interpretação e aceitação de diferentes sentimentos, o valor da amizade, do respeito pelo outro e da tolerância entre todos.
O programa deste encontro consistiu em momentos muito especiais, não só didáticos, mas também culturais e sociais, de trocas de experiências e partilhas onde os alunos e professores tiveram a oportunidade de visitar a nossa região e degustar os nossos pratos típicos.
Os alunos estrangeiros ficaram alojados em casas de famílias portuguesas, tal como os nossos quando foram aos países supracitados, enriquecendo assim a sua experiência europeia, já que puderam vivenciar o dia-a-dia das famílias de acolhimento, permitindo criar laços entre as diferentes famílias, alunos e professores.
Tendo em conta a avaliação feita por todos os alunos e professores visitantes foi uma semana repleta de boas experiências, novas amizades e muitas histórias para contar, acreditando que estes momentos, principalmente na conjetura atual, fazem renascer a esperança na união entre os povos europeus, proporcionam experiências inesquecíveis e contribuem, indiscutivelmente, para a formação de cidadãos mais completos, tolerantes, inclusivos e respeitadores das diferenças.