ALUNOS DO 6ºA ENTREVISTAM JORNALISTA DA RTP

Notícias

Na última terça-feira, o 6.º A teve a oportunidade muito especial de conhecer o “lado de dentro” do jornalismo, através de uma conversa mantida por videoconferência com o jornalista Hélder Silva, rosto bem conhecido da informação da televisão portuguesa. 

A atividade foi organizada no âmbito da disciplina de Português, com o objetivo de aproximar os alunos ao mundo da comunicação social e do jornalismo.

Estes prepararam previamente um guião de questões, assumindo o papel de verdadeiros repórteres, desejosos por saberem mais sobre o início da carreira do entrevistado, o trabalho na RTP e os desafios de informar o público.

Hélder Silva respondeu de forma clara, simples e inspiradora, tornando fácil compreender como funciona o mundo das notícias.

Relatou experiências vividas em reportagens e explicou a importância da verificação da informação antes de a divulgar.

Acrescentou ainda que a informação serve também para educar, alertar, dar voz e fazer pensar, pois quanto mais informados estivermos, melhor compreendemos o mundo em que vivemos. 

Hélder Silva deu uma aula de literacia mediática, mostrado que o jornalismo é mais do que informar: é inspirar, despertar curiosidade e abrir portas para novos sonhos.

No final, os alunos sentiram-se orgulhosos por terem conduzido uma entrevista real que lhes permitiu aprenderem mais sobre jornalismo e comunicação.