Orçamento Participativo das Escolas 2019

O nosso Agrupamento participou este ano, pela primeira vez, no Orçamento Participativo das Escolas. Foram duas as propostas levadas a votação na passada terça-feira, dia 19 de Março, propostas estas que poderão ser consultadas em https://opescolas.edu.gov.pt/index.php
A clara vencedora foi a proposta “Melhoria das Infraestruturas Desportivas”, que publicamos de seguida na íntegra.
Parabéns não só aos alunos do 7ºB, que saíram vencedores na votação, mas também aos membros da Sapal TV, por terem igualmente participado com empenho e entusiasmo nesta iniciativa.

Melhoria de Infraestruturas Desportivas :

Descrição: A nossa proposta é que o dinheiro a atribuir pelo Orçamento Participativo seja utilizado na melhoria das infraestruturas desportivas da escola, nomeadamente:
• Remarcação dos campos de jogos exteriores;
•Aquisição de balizas que fixas e que tenham redes;
•Construção de um campo de voleibol numa área relvada já existente na escola;
•Aquisição de bolas de futebol, basquetebol e voleibol (5 de cada), disponíveis para requisição nos intervalos e tempos livres.
Esta proposta afetaria positivamente a escola, porque uma grande percentagem de alunos gostaria de ter melhores condições quanto ao desporto escolar, ao mesmo tempo que poderiam ocupar os tempos livres de maneira mais ativa e saudável.
Por outro lado, estes melhoramentos levarão a um melhor aproveitamento das aulas de Educação Física e das atividades extracurriculares. As marcações dos campos bem definidas permitiriam a ocorrência de mais do que uma atividade ao mesmo tempo. Com a construção do campo de voleibol, os alunos poderiam passar a praticar esta modalidade (e não apenas durante as aulas).
Por fim, a aquisição de bolas faria com que os alunos passassem a dispor de mais uma distração durante os intervalos e tempos livres, com a vantagem de poderem ocupá-los de um modo ativo e saudável.
O Orçamento Participativo é uma boa oportunidade de melhorar de modo decisivo e não muito caro o ambiente da escola, contribuindo, ao mesmo tempo, para a promoção da saúde dos alunos, pois uma escola mais ativa é uma escola mais saudável.