O Ministério da Educação, em parceria com a RTP, vai relançar durante o mês de outubro o #EstudoEmCasa 2020/2021, após o reconhecimento por toda a comunidade educativa da mais-valia e do impacto deste recurso educativo. Esta ferramenta educativa demonstrou ser fundamental no último trimestre letivo no acompanhamento das atividades dos alunos, na altura em situação de confinamento, tendo mesmo colhido a atenção da comunidade lusófona para além-fronteiras. A universalidade do acesso ao #EstudoEmCasa permitiu que, mesmo os alunos mais isolados pudessem aceder a conteúdos educativos relevantes no desenvolvimento das suas aprendizagens em qualquer parte do território nacional, o que veio a ser complementado pela RTP Play e pelo site da

https://estudoemcasa.dge.mec.pt/.

     Assim, independentemente de se preservar o ensino presencial como modalidade de ensino privilegiada, estes conteúdos televisivos serão um apoio para os alunos que queiram aceder a um conjunto de blocos pedagógicos.

     Esta nova fase iniciar-se-á no dia 19 de outubro e acompanhará o calendário escolar definido pelo Ministério da Educação. Os conteúdos diários têm tempo limitado, em blocos de cerca de 30 minutos, cumprindo-se a maior parte das componentes curriculares, organizadas disciplinar e interdisciplinarmente. Estas transmissões vão ocupar a grelha do Canal Memória das 09:00h às 16:30h, com conteúdos que fazem parte das Aprendizagens Essenciais.

Até ao dia 16 de outubro, são repostos conteúdos do #EstudoEmCasa, no Canal Memória da RTP, por forma a apoiar as atividades letivas nas escolas durante as primeiras cinco semanas de aulas. Neste sentido, o Ministério da Educação procedeu à seleção e à reorganização dos blocos anteriormente emitidos, tendo por base aspetos centrais para a recuperação das aprendizagens. De referir que a retransmissão decorrerá nos dias úteis, entre as 09:00h e as 16:30h.

O #EstudoEmCasa para o Ensino Básico será transmitido nos seguintes canais:

  • TDT – posição 7
  • MEO – posição 100
  • NOS – posição 18
  • Vodafone – posição 17
  • Nowo – posição 13

O #EstudoEmCasa para o Ensino Básico ficará disponível em:

Consulte aqui a programação semanal