2021 é o Ano Europeu do Transporte Ferroviário e a promoção e divulgação deste meio mais sustentável de transporte foi também a missão deste ano do Clube Europeu do Agrupamento de Escolas de Castro Marim. 

Neste sentido, o clube levou a cabo um inquérito à comunidade educativa, que pretendia aferir o grau de utilização e satisfação face ao comboio e que demonstrou que a maioria das pessoas (82,8%) gosta de andar neste meio de transporte, mas raramente o utiliza (77,7%), pois prefere utilizar o seu próprio veículo.

As pessoas consideram que o comboio é um transporte sustentável (83,6%), cujas principais vantagens são ser menos poluente e não estar sujeito a trânsito. No entanto, a limpeza e a localização das estações seriam aspetos importantes a melhorar, na generalidade das opiniões.

Resumindo, de uma forma global, as pessoas gostam de andar de comboio, mas, por ser menos prático, acabam por não o utilizar tanto, o que prejudica mais o ambiente. Utilizar o transporte ferroviário deve ser cada vez mais uma prioridade, se queremos ajudar a salvar o planeta.

Alunos:

Beatriz Godinho,

Carolina Gonçalves,

David Simonet,

Maria Gabriela Machado.