CONSTRUIR UMA CIDADANIA EUROPEIA

Notícias

A Eurocidade do Guadiana, em parceria com a Europe Direct Algarve, lançou o desafio à escola de comemorar com os alunos de sétimo ano o Dia da Europa. Naturalmente, a escola aceitou o desafio de imediato.

Para além de visitarem a exposição Pintar a Europa, entre outras atividades criativas, os alunos foram levados a dramatizar a lenda da Europa. O envolvimento de todos foi notório e isso traduziu-se na animada peça de teatro improvisada no momento, através da leitura de uma história. 

A turma B do 9º ano assistiu à intervenção de João Fonseca Santos, Chefe do escritório de Lisboa do BEI (Banco Europeu de Investimento — instrumento financiador da União Europeia), bem como ao pequeno concerto comemorativo do  Dia da Europa, em violino.

Foi-nos ainda lançado o desafio de pintarmos uma tela (20×20 cm) sob o mote As cores da Europa, para que também os nossos alunos possam expor a sua criatividade.

Valorizar e promover a união, a paz e a cooperação entre os diferentes países europeus é fundamental para fomentar o sentimento de pertença à União Europeia (UE).

E nunca como hoje foi tão gritante a importância de pertencermos a esta ilha de racionalidade e bem-estar onde ainda imperam o direito, a tolerância, a liberdade e a inclusão.