Hoje, dia 27 de outubro recebemos, na escola EB 2,3 de Castro Marim, o ex-atleta Paralímpico Nelson Gonçalves, que nos veio contar a sua história. Esta atividade “Convidados: Bibliotecas Humanas”, decorreu no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (2021).

Podemos dizer que há histórias reais que mais parecem ficção!

Que há vidas que mereciam estar escritas em livros.

Que há pessoas, que pelas suas histórias de vida, podiam ser as personagens principais de um livro.

O Nelson Gonçalves é um ser humano de exceção pelas suas histórias, de conquistas e vitórias mas, sobretudo pela sua história de luta, superação e resiliência.

O motivo porque veio falar connosco tem exatamente a ver com o facto de o Nelson ser como um livro (humano, não de papel), daqueles que nós lemos e não nos esquecemos mais, porque nos tocaram e transformaram, porque nos fizeram arrepiar e pensar, porque nos ajudaram a sermos melhores e a não desistir.

O Nelson nasceu com 1/10 de visão em ambos os olhos mas, com algumas adaptações, fazia uma vida normal. Contudo, aos 15 anos, e após uma cirurgia que não correu como esperado, viu-se confrontado com uma perda de visão gradual mas efetiva, até à cegueira total, por volta dos 20 anos. Enquanto aluno, enfrentou grandes dificuldades para estudar, pois arranjar material adaptado não era fácil.

Em 1998 começou a treinar contudo, um ano mais tarde, sentiu que não estava a evoluir como queria e entrou em contacto com o Prof. Helder Silva.

Foi com emoção que testemunhámos a cumplicidade, amizade e confiança que unem o Prof. Helder Silva e o ex-atleta Paralímpico Nelson Gonçalves. Os momentos que nos proporcionaram foram de uma riqueza humana quase mágica, em que facilmente percebemos que cada adversidade, cada obstáculo, cada contratempo se transformava em mais uma conquista, em mais competências desenvolvidas, em mais uma vitória, mais um troféu.

O atleta Nelson Gonçalves representou Portugal, nas disciplinas de Lançamento de Dardo, Disco e Peso (Modalidade de atletismo), em vários países do Mundo, nomeadamente Polónia, França, Holanda, Finlândia, Brasil, Grécia, Nova Zelândia e até nos Jogos Paralímpicos de Londres (em 2012) onde obteve um excelente 8º lugar no lançamento do Disco.

O Nelson trabalha na Câmara Municipal de Tavira desde os 22 anos, é casado, tem 45 anos e 2 filhos. Atualmente já não faz competição, todavia é uma delícia ouvir as suas histórias!

A história do Nelson é um livro efetivamente, daqueles que realmente nos marcam e queremos revisitar muitas vezes ao longo da vida!